Campanha Maio Amarelo: Juntos Salvamos Vidas!

piloto e garupa utilizando capacete em banner de campanha de divulgação do maio amarelo

A campanha do Maio Amarelo nasceu em 2014 através de uma iniciativa do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) para reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito. O objetivo é mobilizar as autoridades, empresas, associações e a sociedade civil para promover ações e disseminar informações a respeito da importância da segurança no trânsito. 

O mês de maio foi escolhido em referência a definição da Década de Ação para Segurança no Trânsito, que ocorreu em 11 de maio de 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU), e a cor amarela representa a sinalização de “alerta” ou “atenção” no trânsito. 

A Suzuki (J Toledo), Haojue e Kymco (JTZ Motors), através da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), fazem parte do movimento Maio Amarelo 2022 – Juntos Salvamos Vidas em conjunto com a ONSV e a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para mostrar que todos (motoristas e pedestres) podem salvar vidas se fizerem o que é certo no trânsito, respeitando as leis e as sinalizações. 

A campanha também visa chamar a atenção para os altos índices de mortos e feridos em acidentes de trânsito. Estamos diariamente nas ruas e nas calçadas e por isso é preciso cautela e atenção sempre ao transitar nas vias. 

Ações simples como uso correto do capacete e do cinto de segurança, são de caráter obrigatório e podem reduzir os riscos de morte e de ferimentos graves. E aos pedestres cabe atenção e respeito à sinalização ao atravessar ruas e vias públicas e utilizar a faixa de pedestres.