SUZUKI É CAMPEÃ DO CAMPEONATO MUNDIAL DE ENDURANCE 2021

Mais uma conquista para a Suzuki, e o modelo GSX-R1000R. Dessa vez celebramos a vitória no Campeonato Mundial de Endurance 2021 (EWC) junto a equipe Yoshimura SERT Motul.

O trio de pilotos, composto por Gregg Black, Sylvain Guintoli e Xavier Simeon ergueu o título a bordo de sua GSX-R1000R nas 6 Horas de Most, na República Tcheca, nesse sábado com um desempenho calculado do terceiro lugar e uma saudável vitória de pontos no campeonato.

A temporada de 2021 confirmou a superioridade da marca Suzuki no FIM EWC. Com duas vitórias dominantes nas 24 Heures Motos e no Bol d’Or 24 Horas na França, a equipe oficial de fábrica começou a quarta rodada, e o final da temporada, com uma vantagem confortável na classificação do campeonato. Porém, a equipe formada por Gregg Black, Xavier Siméon e Sylvain Guintoli, ainda precisava garantir um bom resultado para conquistar o título nas 6 Horas de Mais.

A equipe teve uma largada forte quando o superfrio e rápido Black agarrou o holeshot da terceira posição do grid. Sem correr riscos desnecessários, mas mantendo uma forte pressão sobre os adversários da equipa no campeonato, o piloto franco-inglês terminou a sua passagem ao colocar a Suzuki na terceira posição ao passar para Siméon.

O trabalho excelente e tranquilo continuou com os companheiros de equipe de Black, Siméon e Guintoli, fazendo passagens consistentemente rápidas. Com o passar das horas, alguns incidentes de corrida alteraram a ordem da tabela de classificação para os adversários mais próximos da equipe, mas Yoshimura SERT Motul não cometeu erros.

Os três pilotos estabeleceram-se numa forte e confortável terceira posição e mantiveram um ritmo constante, até à queda da bandeira quadriculada, para dar o terceiro degrau do pódio. Ao fazer isso, eles ganharam o título 2021 FIM EWC em estilo convincente com um total de 175,5 pontos, cerca de 42,5 pontos à frente da segunda colocada BMW Motorrad.

A Suzuki já ganhou um total de 20 títulos mundiais de endurance; 16 com a Suzuki Endurance Racing Team (SERT) e agora o título de 2021 com a nova equipe Yoshimura SERT Motul. Para a equipe franco-japonesa Yoshimura SERT Motul, é uma vitória crucial em seu primeiro ano de participação no EWC.

A Suzuki dominou o evento já que, na categoria Superstock, a vitória foi para a GSX-R1000R # 44 da No Limits Motor Team pilotada por Luca Scassa, Alexis Masbou e Kevin Calia. A seleção italiana terminou em segundo lugar na Copa do Mundo FIM.

Veja como ficou a tabela ao final do campeonato:

Tabela final campeonato mundial de edurance

A conquista desse campeonato ressalta ainda mais a qualidade e desempenho da tecnologia desenvolvida pela Suzuki Motos. Esse é o segundo campeonato seguido de Endurance (Resistencia) conquistado pela equipe, que ano passado além do EWC venceu também o MotoGP. Ambos competidos com o modelos GSX-R1000R (na MotoGP é a versão GSX-R1000RR).

Em celebração a mais essa conquista a Suzuki Motor Corporation separou alguns papéis de parede exclusivos para você fã da Suzuki. Para baixar basta clicar aqui.