Passos simples para se tornar um piloto de moto touring

 

A jornada de um casal da escola de motociclismo até a viagem ao redor do Lake Superior Circle em menos de seis meses

 

Grandes pilotos nunca deixam de aprender. Mas talvez você não tenha tirado a sua habilitação ainda, e não tem certeza se esse ano você vai dar este passo. Talvez você se contente em sentar no meio fio e ver seus amigos pilotando motos em direção à aventura, e você sempre deixa para depois porque… qual o sentido disto? Você não pode tirar a sua carteira e ir direto para as viagens épicas com eles logo de início – ou pode?

Talvez este ano você finalmente se decida. Porque, a verdade é que você pode aprender a pilotar e se juntar aos seus amigos nessas viagens épicas não muito tempo depois de tirar a habilitação. Com o treinamento  adequado, algumas viagens fáceis, e talvez até um ou dois dias de trilha, você pode se tornar um piloto de moto e fazer uma viagem épica de vários dias.

 

 

Ano passado eu ajudei o casal Dave Bouskill e Deb Corbeil na jornada deles para aprender a pilotar e ir à rota Ride Lake Superior em menos de um semestre. Eles nunca haviam subido em uma motocicleta antes, a não ser scooters no sul da Ásia, mas isso está longe de ser pilotar uma moto touring nas estradas de Ontario, Canada.

Impossível? Nada disso! Nós tivemos a sorte de poder acompanhar toda a transformação deles, de totalmente iniciantes, até completar um passeio de 2.300km em 10 dias, e eu posso te dizer, não há sentimento melhor que aprender a pilotar e aumentar as suas habilidades a ponto de ir à essas grandes aventuras.

Dave e Deb começaram a treinar em um fim-de-semana gelado de Abril em Toronto em uma das minhas aulas na Motorsul Riding School. Com uma aula de sexta-feira à noite, e dois dias pilotando no estacionamento, eles aprenderam tudo, e não demorou muito antes que eles começassem a pegar o jeito de pilotar.

Para o primeiro passeio após o curso, nós escolhemos Grey Bruce, pela proximidade do local a Toronto e pela falta de rodovias maiores – uma pilotagem fácil sem muitos detalhes técnicos, bom solo e ótimas atrações e acomodações. Nós pilotamos por três dias, visitando faróis e cachoeiras e eu não posso imaginar um lugar melhor para pilotos de moto de primeira viagem do sul de Ontario.

 

 

A próxima viagem deles foi para uma escola de motos de trilha para melhorarem a habilidade. Eles pilotaram com Steve Weycamp do Trail Tours, aprendendo a controlar suas motos em situações com baixa ou nenhuma tração.

Eles gostaram tanto da região do Kawarthas, que fizeram sua última viagem por lá, e algumas estradas sinuosas os prepararam para o grande desafio antes de embarcar na aventura em volta do Lake Superior.

Finalmente, eles fizeram a impressionante volta ao grande lago. Lake Superior está na ‘lista do que fazer antes de partir’ de muitos pilotos experientes, mas o casal fez no mesmo semestre em que aprendeu a pilotar – e se eles conseguiram, você também consegue.

 

 

Eu acredito que qualquer um consegue pilotar – e pilotar com segurança – se tiver a oportunidade de aprender as ferramentas corretas, assim como Dave e Deb. Mas não se esqueça… um bom piloto nunca para de aprender! Nem de pilotar!

 

Fonte: Motorcycle.com - por Ginny Allen