Museu da Moto – Fique por dentro da origem das nossas companheiras

 

Museu da Moto de Tiradentes

Fundado por Rômulo Batista Filgueiras, o Museu da Moto de Tiradentes fica em um espaço de 2.800 metros quadrados. A área conta com um acervo particular de 85 motos (66 expostas, entre elas réplicas, modelos históricos, militares, agrícolas e outros), estacionamento, loja e café. Além disso, ele pretende incluir uma biblioteca com coleção de miniaturas e uma oficina de restauração.

 

 

O museu também inclui motos que vieram com imigrantes para colonizar diversas partes do país, sendo que algumas são produzidas até hoje.

 

 

Segundo o Museu, em Junho de 1817, o alemão Barão Karl Wilhelm Friedrich Ludwig Drais inventou o primeiro veículo de duas rodas em linha, a Draisiana (imagem abaixo). Ele desenvolveu um sistema de direção que permitia fazer curvas. Já a tração era fornecida pelos próprios pés, semelhante ao que se faz num patinete. O assento era com regulagem de altura e um freio rudimentar, porém eficientes para sua época.

 

 

A Suzuki Katana 750 com motor de quatro cilindros do ano de 1981 também está presente no Museu (primeira foto abaixo).

 

Visite o Museu da Moto

Onde fica o Museu? Av. Israel Pinheiro, 35 – Tiradentes, MG. Telefone: (31) 99976-6777

Entrada: R$ 10,00; crianças não pagam

Horário de funcionamento: Os horários de funcionamento variam em função de feriados e fins de semana; é necessário checar na página do Facebook do Museu