Como evitar os 5 tipos de acidente de moto mais comuns

Cerca de trinta motociclistas são mortos ou feridos diariamente em cruzamentos. Apesar do número de fatalidades ter diminuído desde 2008, mais pode ser feito para que este número continue caindo. A Motorcycle Law Scotland identificou os cinco tipos de acidente de moto mais comuns; e deu dicas de passos que você pode seguir para evitá-los.

 

  1. Curvas em estradas rurais

motorcycle accidents bend

A maior parte do seu treinamento provavelmente foi feito em uma cidade ou em uma área construída. Estradas rurais representam desafios diferentes aos motociclistas e, infelizmente a maioria dos acidentes são causados em áreas rurais, particularmente em curvas à esquerda.

Algumas curvas são suaves e se abrem assim que você está nelas, enquanto outras ficam dramaticamente fechadas. Um bom motociclista saberá ler a estrada e procurará por ‘pistas’ que evidenciem como será a curva.

Por exemplo, você deve procurar as árvores, o caminho dos postes ou construções próximas à estrada para poder se situar. Posicionar-se para as curvas é importante. Algumas vezes, veículos que carregam cargas pesadas precisam cruzar a linha central para contornar uma curva.

Infelizmente, muitas colisões ocorrem em curvas, quando um motorista dirige pelo centro da estrada para estender sua visão, mas ao mesmo tempo expõe a si mesmo a um risco de colisão com um veículo que vem além do centro da linha.

A chave para a segurança é a observação. Sempre esteja preparado caso a curva não seja exatamente como parecia a princípio.

  1. Colisões em cruzamentos

motorcycle accidents junction

Motociclistas estão particularmente vulneráveis em cruzamentos, e os acidentes em cruzamentos em “T” ocorrem frequentemente. Muitos motoristas falham em ver um motociclista se aproximando e pesquisas apontam que muitos motoristas têm dificuldade em saber a velocidade da motocicleta, e como resultado subestimam o tempo de chegada do motociclista.

Sempre lembre-se que em uma colisão com um veículo maior, a moto saíra pior. Pilote defensivamente.

Em cruzamentos tente conseguir contato visual com o motorista que está vindo de uma rua menor para uma maior. Pense em quão visível você é para os outros. Considere como você lidaria com um veículo aparecendo inesperadamente no seu caminho.

  1. Ultrapassagem

motorcycle accidents overtaking

A ultrapassagem é uma habilidade básica que requer a habilidade de perceber a velocidade e a distância e saiba a capacidade da sua própria motocicleta. Geralmente, uma moto pode realizar uma ultrapassagem muito mais rápido do que um carro por causa da taxa de aceleração.

No entanto, não ultrapasse quando estiver se aproximando de curvas, cruzamentos ou declives na estrada e particularmente onde há marcações que proíbam a ultrapassagem.

Tome um cuidado extremo quando estiver ultrapassando no trânsito, um motorista de carro que está atrás de um veículo mais leve no trânsito estará se concentrando no que vem adiante dele, não no que está atrás.

Se você está pilotando com outros, planeje a sua própria ultrapassagem e não confie no piloto da frente.

 

  1. Perda de controle

motorcycle accidents control

As duas razões principais para a perda de controle vêm de algum defeito na superfície da pista e desvios com outros veículos.

É muito difícil evitar qualquer colisão que envolva você estando atrás desviando de outro veículo, particularmente em rotatórias. Igualmente, muitos motoristas frearão de repente e tentarão virar em um cruzamento.

Isso se tornou um problema mais frequente com a alta confiança que as pessoas tem em GPS. Sempre deixe espaço o suficiente entre você e o veículo à frente.

Se o veículo à frente freou bruscamente e tentou mudar de direção sem qualquer indicação e você bater na traseira daquele veículo, não presuma que aquele acidente é completamente sua culpa, já que o veículo que estava à sua frente tem o dever de garantir que os veículos que estão atrás saibam o que ele está fazendo ou o que quer fazer.

Defeitos na superfície da estrada são responsáveis por muitos casos de perda de controle. Lascas soltas e combustível derramado são particularmente perigosos.

  1. Passando pelos corredores

motorcycle accidents filter

 

 

Passar pelos corredores é perfeitamente legal e é um modo de conseguir avançar em trânsito lento ou congestionamentos.

Não passe por corredores em cruzamentos, a não ser que você tenha absoluta certeza que não há carros surgindo daquele cruzamento.

Quando estiver nos corredores, faça-o com extremo cuidado e atenção aos veículos que estão mudando de faixa inesperadamente ou fazendo retorno à sua frente.

Se uma colisão ocorrer com outro veículo quando você estiver passando pelos corredores, um júri pode considerá-lo em parte culpado. Baseado nisso, mantenha a sua velocidade baixa e vá com cuidado.