Visão Geral Suzuki

Começando o negócio em 1909 por Michio Suzuki como “Suzuki Loom Work”, a empresa foi incorporada no ano de 1920. Desde a sua fundação em Hamamatsu – Japão a SUZUKI tem crescido e expandido constantemente. Mais tarde, mudou o nome e passou a chamar “Suzuki Motor Corporation.”.

Atualmente a Suzuki Motos conta com a representação dos seus produtos pelo mundo em mais de 112 países, conta com 18 fábricas em 16 países, e constantemente aumente sua tecnologia para atender às mudanças de estilos de vida. O nome SUZUKI Motos é visto como uma linha completa de motocicletas. A marca é reconhecida por pessoas no mundo todo como uma marca de produtos de qualidade que oferecem a seus clientes confiabilidade e originalidade.

Em 105 anos de história de fabricação, 62 anos de produção de motocicletas e contínuo aprimoramento, a Suzuki fornece produtos com valor agregado como uma filosofia de fabricação. Acreditamos que a nossa paixão e entusiasmos se transformam em sua diversão.

O “S” Suzuki é conhecido no mundo todo como uma marca de produtos de qualidade que oferecem confiabilidade e originalidade.

A Suzuki Motos alimenta sonhos e constrói a sua história buscando fazer parte da emoção de seus clientes atendendo os mais variados estilos de vida. Com muito orgulho, a Suzuki Motos se resume em qualidade, tecnologia e confiança.

  • Nome da Companhia: Suzuki Motor Corporation
  • Data da incorporação: Março de 1920 como Suzuki Loom Manufacturing Co.
  • Junho de 1954: Mudança de nome para Suzuki Motor Co., Ltd.
    Outubro de 1990: Mudança de nome para Suzuki Motor Corporation
  • Capital: em Yen: 138 milhões (31/03/2013)

Diretores, Gerentes e Contas

  • Representative Director and Chairman & CEO: Osamu Suzuki
  • Representative Director and Executive Vice President: Minoru Tamura, Osamu Honda, Toshihiro Suzuki, Yasuhito Harayama
  • Director and Senior Managing Officer: Naoki Aizawa, Eiji Mochizuki
  • Director: Masakazu Iguchi, Sakutaro Tanino
  • Corporate Auditor: Kunio Nakamura, Shunji Matsumoto
  • Corporate Auditor (non full-time): Shin Ishizuka, Masataka Osuka, Norio Tanaka
  • Senior Managing Officer: Kenichi Ayukawa, Ichizo Aoyama
  • Managing Officer: Toshiaki Hasuike, Hiroyasu Uchida,Takashi Iwatsuki, Kazuo Hakamata, Hiroaki Matsuura, Seiichi Furusho, Motoo Murakami, Masato Kasai, Izumi Oishi, Taisuke Toyoda, Masahiko Nagao, Tatsuyoshi Okusa, Tomoyoshi Aiso, Hirofumi Nagao, Keiichi Asai.

Equipe durante os anos

  • 2010: 14.504 mil pessoas / Consolidado: 51.503
  • 2011: 14.532 mil pessoas / Consolidado: 52.731
  • 2012: 14.389 mil pessoas / Consolidado: 54.484
  • 2013: 14.405 mil pessoas / Consolidado: 55.948
  • 2014: 14.571 mil pessoas / Consolidado: 57.749

Vendas (2013)

  • Consolidada: Yen 2,938,314 milhões
  • Não Consolidada: Yen 1,498,853 milhões

Número de motocicletas produzidas e vendidas em 2013

  • 062.550

Principais produtos: motocicletas, automóveis, motores de popa, barcos, cadeiras de rodas elétricas, Scooters elétricas e equipamentos industriais.

Escritório e fábricas

Escritório no Japão: Escritório central

Planta Takatsuka: Montagem e usinagem de motores de motocicleta

Área construída: 154 mil m² – Área total: 183 mil m²

Número de funcionários: 8.307 (escritório central) 288 (Takatsuka)

Endereço: 300 TAKATSUKA-CHO, MINAMI-KU, HAMAMATSU-SHI, SHIZUOKA 432-8611

Motos - Tayokawa

 

Planta Toyokawa: Motocicletas e montagem do motor de popa

Área Construída: 75 mil m² – Área total: 139 mil m²

Número de funcionários: 460

Endereço: 1-2, Utari, Shiratori-cho, Toyokawa-shi, Aichi

 

Planta Kosai: Montagem de carros

Área Construída: 468 mil m² – Área total: 1.190 m²

Número de funcionários: 2.519

Endereço: 4520, Shirasuka, Kosai-shi, Shizuoka

Motos - Kosai

 

Planta Iwata: Multi-veículos e montagem de veículos comerciais

Área Construída: 163 mil m² – Área total: 298 mil m²,

Número de funcionários: 1.384

Endereço: 2500, Iwai, Iwata-shi, Shizuoka

 

Planta Osuka: Fundição

Área Construída: 55 mil m² – Área total: 151 mil m²

Número de funcionários: 406

Endereço: 6333, Nishiobuchi, Kakegawa-shi, Shizuoka

 

Planta Sagara: Motores de automóveis de montagem

Área Construída: 271 mil m² – Área total: 1.970 m²

Número de funcionários: 1.495

Endereço: 1111, Shirai, Makinohara-shi, Shizuoka

 

Centro de treinamento Suzuki (Inasa): Educação e treinamento

Endereço: 20-40, Kawana, Inasa-cho, Kita-ku, Hamamatsu-shi, Shizuoka

 

Centro de treinamento Suzuki (Kangetsuen): Educação e treinamento

Endereço: 2925-1, Bentenjima, Maisakacho, Nishi-ku, Hamamatsu-shi, Shizuoka

Filial em Tóquio: Relações públicas

Endereço: 2-2-8, Higashi-Shimbashi, Minato-ku, Tokyo

 

Yokohama Labo: Pesquisa e desenvolvimento

Endereço: 2-1, Sakuranamiki, Tsuzuki-ku, Yokohama-shi, Kanagawa

 

Centro Técnico de Motocicletas: Teste e desenvolvimento de motocicletas

Endereço: 4935, Komaba, Iwata-shi, Shizuoka

 

Centro Técnico marinha: Testes e desenvolvimento de produtos marinhos

Endereço: 3622-48, Nakanogou, Arai-cho, Hamana-gun, Shizuoka

 

Shimokawa Campo de provas: Testes e desenvolvimento de motocicletas e automóveis

Endereço: 34, Sannohashi, Shimokawa-cho, Kamikawa-gun, Hokkaido

 

Sagara Campo de provas: Testes e desenvolvimento de motocicletas e automóveis

Endereço: 1111, Shirai, Makinohara-shi, Shizuoka

 

Suzuki Plaza: Museu de história da Suzuki e Monozukuri

Endereço: 1301, Zora-cho, Minami-ku, Hamamatsu-shi, Shizuoka

Motos - Fabrica Suzuki

  • 1909

Michio Suzuki abre a “Suzuki Loom Works”, na pequena aldeia costeira de Hamamatsu, província de Shizuoka, no Japão. A nova fábrica faz teares para a indústria massiva de algodão do Japão e a intenção de Michio é simples: para construir melhores teares mais ergonômico que tudo o que está disponível atualmente.

  • 1952

A Suzuki constrói sua primeira bicicleta motorizada, a ” Power Free”. Projetada para ser barata e fácil de manter, utiliza um motor 36cc, de dois tempos com o formato de uma bicicleta convencional. Sistema de engrenagem da roda dentada dupla exclusivas da Power Free permite aos ciclistas pedalar sem ajuda do motor, ou para viajar completamente sob próprio poder do motor.

Motos - Suzuki Bicicleta 1952

  • 1958

O atual e famoso ‘S’ Suzuki faz sua primeira aparição .

Motos - Logo Oficial Suzuki Vertical

  • 1962

Campeões do mundo! Pilotos da Alemanha Oriental, Ernst Degner, leva primeira vitória TT da Suzuki ao vencer a corrida de 50cc . Ele passa a vencer o campeonato mundial de 50cc no mesmo ano dando a Suzuki seu primeiro título mundial. Mais cinco títulos 50cc seguiram nos próximos seis anos.

Motos - Suzuki Moto

  • 1965

Hugh Anderson ganha seu quarto título mundial, desta vez na categoria de 125cc.O T20 sensacional Super Six realmente coloca Suzuki no mapa internacional. A dupla de 250cc, dois tempos com um câmbio de seis velocidades, dois tempos em V com 250 cc e chegando a 160 km/h, o T20 é um enorme sucesso de vendas.

Motos - Suzuki Moto 1965

  • 1971

Joel Robert mantém o título mundial de motocross 250cc. Roger De Coster torna-se Campeão Mundial de Motocross na classe de 500cc em sua Suzuki RN71.

Motos - Suzuki Moto 1971

  • 1976

Barry Sheene ganha o seu primeiro título mundial 500cc com sua  Suzuki RG500. A moto lendária levou os seis primeiros lugares do campeonato.

Enquanto isso, a GS750 – primeira grande moto de quatro cilindros da Suzuki é lançada.

Motos - Suzuki Moto 1976

  • 1981

Da Itália Marco Lucchinelli ganha o campeonato mundial de 500cc na sua RG500 .

Suzuki surpreende mundo do ciclismo com a sua futurista GSX1100S Katana. Estilo agressivo da moto e excelente desempenho torná-lo um grande sucesso de vendas.

Motos - Suzuki Moto 1981

  • 1985

A moto que mudou a cara do motociclismo chega. Suzuki GSX -R750 será sempre lembrada como a primeira réplica de máquina de corrida. Entregando 100hp de potência e peso 176 kg, ela criou uma nova categoria de motos de desempenho.

A GSX -R750 atingiu a primeira e segunda posição no Campeonato Mundial de Endurance, na corrida de estreia.

Motos - Suzuki Moto 1985

  • 1993

Kevin Schwantz ganha o campeonato mundial de 500cc na RGV-γ500 e garante que o seu nome será sempre lembrado entre os grandes de todos os tempos.

Motos - Suzuki Moto 1993

  • 1996

Suzuki reinventa a GSX-R750 novamente em 1996. Este é o ponto chave do modelo GSX-R750 com o chassi de dupla longarina recém-equipado em vez do chassi berço duplo. Fielmente traçando a máquina GP RGV – Γ, as dimensões básicas com distância entre eixos encurtada gera dirigibilidade suave, com um surpreendente peso leve de 179 kg.

Motos - Suzuki Moto 1993

  • 1999

Suzuki quebra o molde mais uma vez com o lançamento da GSX1300R Hayabusa. O atual motor refrigerado a água DOHC  de 4 cilindros em linha de 1298cc, que impulsionou a Hayabusa representou a real confiança da engenharia da Suzuki. Características mais notáveis ​​da Hayabusa era seu design aerodinâmico e sua excelente estabilidade do desempenho do motor e pilotagem em  ampla velocidade na pista.

Motos - Suzuki Moto 1999

  • 2000

Kenny Roberts Jr. ganha 2 anos consecutivos no GP da Malásia, segunda etapa da temporada. Com um total de quatro vitórias, Roberts Jr. torna-se o Campeão do Mundo de GP500, o que para Suzuki é o sexto título mundial, e o primeiro em sete anos desde 1993.

Motos - Suzuki Moto 2000

  • 2001

Um ano inesquecível, que viu o lançamento da moto esportiva final – a Suzuki GSX- R1000. A mais recente adição à família GSX-R teve o mesmo impacto que o original no seu lançamento em 1985 e reescreveu os livros de regras sobre o desempenho, peso, manuseio e estilo. Logo indicava que ia dominar autódromos e em cerimônias de premiação ao redor do mundo .

  • 2005

Suzuki define um novo padrão de moto esportiva, mais uma vez, com a introdução da GSX-R1000 2005. Ela foi de volta para o topo na linha de motos superbike. A GSX-R1000 ganha número de títulos de Superbike, incluindo Campeonato Mundial de Superbike em 2005. As razões para o domínio da Suzuki GSX-R1000 são simples. Ótima pilotagem, ergonomia estilo radical e 100% de utilização de sua potência.

Motos - Suzuki Moto 2005

  • 2008

A Suzuki B-King, uma moto muscular naked com atitude, exibida pela primeira vez como um modelo conceito em 2001, chega. Suzuki lança a sua primeira moto de motocross com injeção eletrônica a RM- Z450 . No mesmo ano, lança a nova Suzuki GSX-R600 e 750. O pensamento em motos  superesportivas. Suzuki apresenta 2ª geração da Hayabusa 1300 .

Motos - Suzuki Moto 2008

  • 2009

A toda nova GSX-R1000 é lançada. Nos Estados Unidos, o Suzuki Mat Mladin atinge o seu sétimo Campeonato de Superbike AMA pilotando GSX-R1000.

Motos - Suzuki Moto 2009

  • 2012

Produção em série total de GSX-R atinge 1 milhão de unidades. Desde a introdução, em 1985, o nome da GSX-R se tornou sinônimo de moto esportiva de alta performance.

Suzuki lança segunda geração V-Strom 650ABS. V -Strom 650 sempre foi o modelo mais vendido em sua categoria, introduzido pela primeira vez em 2004. Para melhorar ainda mais a sua performance na corrida e conforto de pilotagem, com motor 645cc V -Twin melhorou o desempenho de baixa e média potência, acompanhado da redução de consumo de combustível, economia e desempenho ambiental.

Motos - Suzuki Moto 2012

  • 2013

O Endurance Racing Team Suzuki (SERT) ganhou seu quarto título consecutivo e o 13º no geral na categoria world endurance.

Motos - Suzuki Moto 2013

  • 2014

Suzuki introduziu V -Strom 1000 ABS como a primeira motocicleta da Suzuki com o sistema de controle de tração.

Suzuki anunciou seu retorno à MotoGP , a série FIM Estrada Corrida Grand Prix a partir da temporada 2015.

Motos - Suzuki Moto 2014