Suzuki : A história por trás das duas rodas

Ao contrário do que você imagina, a Suzuki Motos não começou sua história fabricando motos nem carros; em 1909 numa pequena vila do litoral japonês, Michio Suzuki (1887-1982), fundou a Suzuki Loom Works. 

A empresa fabricava enormes teares para a indústria de seda. Eram máquinas complexas que tinham a capacidade de transformar fios em tecido, isso revolucionou a indústria têxtil.

Suzuki Loom Works

O Início

Depois de mais de 30 anos de produção, Suzuki deparou-se com uma situação anormal acerca de seus teares. A construção era tão perfeita que eles dificilmente ficavam gastos ou estragavam, portanto, não precisavam ser substituídos. Seu lema era “se o cliente precisa de algo, nós vamos fazer tudo o que pudermos para atendê-lo. O trabalho duro garante o sucesso!”.

Com essa situação Michio Suzuki adotou uma nova estratégia e posicionamento de mercado. Assim, em 1937, a Suzuki passou a dedicar-se à produção de automóveis.  Porém, a II Guerra Mundial estava prestes a irromper e isso fez com que o projeto fosse abandonado, pois para o governo japonês a produção de carros civis era dispensável.

Primeira moto Suzuki

 

Em 1952, após a II Guerra Mundial, os japoneses tinham a necessidade de adquirir um meio de transporte pessoal, prático e seguro, por isso a Suzuki apresentou sua bicicleta motorizada, a “Power Free”. Feita para ter um baixo custo e de fácil manutenção, ela usava um motor de dois tempos de 36cc acoplados ao quadro de uma bicicleta convencional. Era um meio de transporte exclusivo, muito prático, fácil de ser conduzido e surgiu com o intuito de acabar com as dificuldades de mobilidade da população japonesa.  A dupla engrenagem dentada da Power Free permitia que os pilotos pedalassem com o auxílio do motor, ou que viajassem completamente sob o domínio dele. Esta inovação originou muitos outros modelos e, com isso nasceu uma das empresas mais reconhecidas em todo o mundo, a Suzuki Motor Corporation.

Dois anos depois, em 1954, a Suzuki já estava produzindo cerca de seis mil motos por mês para atender a todos os pedidos e em 1958 o famoso ‘S’ da Suzuki fez a sua primeira aparição, e no ano seguinte, todas as motos passaram a ter o logotipo da marca desenhada nas laterais do tanque e do motor.

 

o famoso S de Suzuki

 

Suzuki hoje

 

Atualmente a Suzuki Motos conta com a representação dos seus produtos pelo mundo em mais de 112 países. São 18 fábricas em 16 países e, constantemente aumenta sua tecnologia para atender às mudanças de estilos de vida. O nome Suzuki Motos é visto como uma linha completa de motocicletas. A marca é reconhecida por pessoas no mundo todo como uma marca de qualidade que oferece a seus clientes confiabilidade.

São 105 anos de história de fabricação, 62 anos de produção de motocicletas e contínuo aprimoramento; portanto, a Suzuki fornece produtos com valor agregado como uma filosofia de fabricação. Acreditamos que a nossa paixão e entusiasmo se transformam em sua diversão.

A Suzuki Motos alimenta sonhos e constrói a sua história buscando fazer parte da emoção de seus clientes. Com muito orgulho, a Suzuki Motos se resume em qualidade, tecnologia e confiança.